sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Prêmio ISA Show 2009 ES Educação


Conforme eu havia publicado em post anterior, dia 20/08/2009 foi realizada cerimônia de colação de grau das turmas de Engenharia de Automação e Controle da UCL (Faculdade do Centro Leste) no cerimonial MS Buffet. Só para deixar o registro, alguma alma sensata não permitiu que o desastre acontecesse, acabando de vez com a idéia das fantasias de super-heróis. No mais, o evento ocorreu como deveria, apesar de alguns discursos de "colegas" de curso que prefiro não comentar.

Fato que nos deixou muito felizes também, além da tão sonhada colação de grau, foi comprovar que a nossa amiga Paula, que havia sofrido um acidente gravíssimo durante o curso, estava recuperada, andando perfeitamente sozinha e retomando suas atividades. Parabéns Paula, continuamos torcendo por você.


Feito o registro da colação de grau, parto para outro evento ocorrido no dia 28/08/2009, o Prêmio ISA Show 2009 ES Educação. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de autoria do Raphael Induzzi e minha, foi selecionado para a participação deste prêmio, concorrendo com mais dois trabalho da UCL e dois trabalhos da UFES, totalizando cinco, do qual apenas os três primeiros seriam premiados.

Os seminários eu não posso comentar, pois não assisti a nenhum, principalmente devido o preço. Já a feira eu visitei todos os stands, mas, devido a falta de tempo por estar à disposição do meu trabalho, não pude conhecê-los de forma mais profunda, pois stands tem vários equipamentos em exposição, mas para saber como funciona, só perguntando. Mesmo assim passei por todos, belisquei seus petiscos e bebidas sem álcool, já que iria dirigir e bebida e direção não combinam. As recepcionistas estavam um espetáculo à parte, como sempre. Não dá para saber se eram elas ou os equipamentos que estavam em exposição. Às vezes eu penso se não existisse bebidas e mulheres nestes eventos se teria a mesma quantidade de frequentadores.

Enfim, vamos voltar ao assunto premiação. Segue a relação dos trabalhos concorrentes com seus créditos, retirados do site da ISA ES:

1. "Sistema de impressão Braile"
Autores: André Luiz B. Del Puppo e Pablo Vinícius Duarte
Orientador: Prof.Carlos Robério Garcia Sobral
Instituição: UCL

2. "Desenvolvimento de uma interface com o usuário no Matlab para controle e monitoramento de processos para laboratóriode ensino de controle da UFES"
Autores: Hugo Tanzarella Teixeira
Orientador: José Leandro Félix Salles
Instituição: UFES

3. "Projeto de sistema de controle de posição de motores de robô manipulador didático"
Autores: Ewerton de Almeida Dutra e Raphael Rocha Induzzi
Orientador: Felipe Nascimento Martins
Instituição: UCL

4. "Sistema de segurança de bloqueio automático de translação de máquinas móveis"
Autores: Sanderson do Espírito Santo Pitomba e Mauro Antonio Bergantini
Orientador: André Edmundo de Almeida Pereira
Instituição: UCL

5. "Compensação de atritos, tempo morto e banda morta em processos industriais"
Autor: Leonardo Gusmão Ferreira
Orientador: Marco Antônio de Souza Leite Cuadros
Instituição: UFES

O que eu pude perceber dos trabalhos foi que, os dois trabalhos da UFES tiveram caráter mais conceituais e acadêmicos, enquanto os três da UCL foram mais voltados à aplicação prática. Como o critério de avaliação da comissão organizadora pareceu tender para a aplicabilidade, os trabalhos da UFES tiveram, a meu ver, suas chances reduzidas.

Bem, o resultado então foi:

  1. "Sistema de impressão Braile"
  2. "Sistema de segurança de bloqueio automático de translação de máquinas móveis"
  3. "Projeto de sistema de controle de posição de motores de robô manipulador didático"

Minha percepção, como citei anteriormente, é que a comissão de avaliação focou na aplicabilidade do trabalho, fazendo pouca diferença os recursos e tecnologias aplicadas. Sendo assim, a ordem de classificação fez sentido pelo critério adotado.

Na minha avaliação, o trabalho vencedor teve uma grande aplicabilidade, apesar de tecnologicamente não ser mais que uma adaptação de uma impressora matricial para a impressão braile usando conceitos de máquinas de comando numérico, porém com grande apelo social aos portadores de necessidades especiais.

O segundo colocado, nem foi implementado, mas será em 2010 incorporado a um projeto maior da Vale. A aplicabilidade também é notória, reduzindo os riscos de acidentes quando máquinas de grande porte encontram obstáculos, fazendo uma frenagem segura, preservando a vida e equipamentos. Mais uma vez a implementação foi de baixos recursos tecnológicos, sendo necessário somente a instalação de sensores ultra-sônicos e PLC.

Já o meu trabalho, não possui aplicação prática imediata, mas é parte fundamental de um projeto maior de controle de um robô manipulador. Por outro lado os recursos tecnológicos envolvidos eram imensos, o mais abrangente dos trabalhos, mas este não era o maior peso nos critérios dos avaliadores.

Enfim, ficamos em terceiro, parabéns aos nossos colegas André, Pablo, Sanderson e Mauro pela primeira e segunda colocação, mas como eu sou ser-humano e não gosto de perder nem em porrinha no boteco, tenho que reclamar, senão não seria um bom perdedor não é?

3 comentários:

Iúri disse...

Grande Peter!

Infelizmente não pude ir nem à colação de grau, nem ao ISA, porque ainda estou agarrado com a monografia da pós. Mas gostaria de deixar registrado os meus parabéns porque você merece!

E parabéns também pelo exemplo de digirir e não beber :D

E sobre as recepcionistas x bebidas, você levantou uma questão importante... será que se o "marketing" não fosse tão forte, esses eventos teriam muita visitação?

Abraços.

Anônimo disse...

Parabens Sanderson!!!

Anônimo disse...

Parabens Sanderson!!
Vera Lunguinho