segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Independência ou morte?


Hoje é dia de feriado nacional, mas você sabe qual? É claro que sabe, hoje é feriado de 7 de setembro, mas, o que se comemora em 7 de setembro?

Para os que não se recordam, não precisam consultar o oráculo de nossos dias, o google, pode deixar que eu mesmo dou a dica. Hoje é comemorado o aniversário da Independência do Brasil. Neste mesmo dia no ano de 1822, o Brasil emancipava-se politicamente da coroa portuguesa, onde soou às margens plácidas do rio Ipiranga o famoso grito de "Independência ou morte!". Vale lembrar que o grito é só de independência, mas o Brasil continuaria um regime monárquico, só tornando-se república posteriormente, e que também tornou-se feriado, você lembra qual?


Se o grito foi de fato um grito, ou só um teatro encenado na beira do rio, comendo-se um churrasco não se sabe, mas uma coisa é certa: o Brasil não conseguiu sua independência através de guerra. Aliás, tudo começou com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, fugindo da invasão francesa à Portugal, ou seja, fugindo da briga.

Houve sim, uma guerrinha interna, mas esta era muito mais fácil de ganhar, ainda mais com o apoio financeiro inglês, que enviou mercenários e oficiais estrangeiros para comandar os exércitos, bem como obter material bélico. Tanto é que em menos de 2 anos, o processo militar já estava concluído.

Esta falta de guerra nos deixou pacíficos até demais, um povo onde o patriotismo só se faz em época de copa do mundo, onde há toda esta comoção e orgulho patriótico. Ainda tenho dúvidas se seria assim caso não fôssemos campeões em várias oportunidades.

Somos incapazes de ser patrióticos quando vemos as falcatruas no senado e congresso, pessoas morrendo em filas de hospitais, nossas escolas sendo massacradas pelas estrangeiras e nossas riquezas escoando para o exterior. Tudo isso é motivo de tristeza para o brasil, mas principalmente de vergonha para o brasileiro.

Mas não temos a cultura da "guerra". Sabemos dos defeitos, mas não lutamos para corrigi-los. Não temos esta percepção de que temos que nos mobilizar e lutar para um futuro melhor. Mas a desculpa da ausência de guerra na independência não deve ser tomada, é só comodismo.

Os Estados Unidos, por exemplo, conquistaram a sua independência com muito derramamento de sangue e vejam o patriotismo de seu povo. Não estou fazendo apologia aos Estados Unidos, pois tenho sérias restrições, mas o patriotismo deles é inegável. Apesar disso, torcer para time que está ganhando é fácil.

Nosso povo é tão desligado dos assuntos do país que poucos sabem o Hino Nacional de cor, sem errar e menos ainda sabem interpretá-lo.

Vale então a pergunta: o que você está fazendo para melhorar o Brasil? Confesso que faço muito pouco, mas creio que, fazendo o básico já ajuda muito, como ter educação, respeito, empatia, amor, etc. Vou tentar fazer minha parte, e você?

Um comentário:

Iúri disse...

Grande Peter!

Mais um ótimo texto! Sem dúvida a grande esmagadora maioria dos brasileiros é desligada, mas não é sobre os assuntos do país não, é geralmente com tudo. A reeleição de muitos corruptos é prova disso.

Grande abraço.