terça-feira, 18 de agosto de 2009

"Gospel" ou "Por que"?


Domingo último passou uma reportagem no Fantástico sobre uma nova música de Raul Seixas, chamada "Gospel". Esta música faria parte da trilha sonora da novela global "O Rebu", porém foi censurada pelo regime militar daquela época. Porém a música foi incluída na trilha sonora com outro título "Por que", interpretada por Sônia Santos, com a letra alterada.

Longe de mim tentar explicar o porquê do título da música, "Gospel". Esta é mais uma das "maluquices" do Rauzito, que pode ter relação com o ritmo da música com seus corais, típicos de músicas "gospel" americanas e nem tanto com o significado semântico (God=Deus e Spell=Apelar), principalmente o significado utilizado no Brasil como adjetivo de evangélico ou crente. Outra sugestão do título seria o tom filosófico/gnóstico, paradoxal, bem e mal, tão explorado em outras canções.


Mas este post não é para saber o que se passava na cabeça do maluco beleza e sim, com a censura militar. Não vivi aquela época, não sei o que se passava, mas vendo tudo agora, "sentado no trono do meu apartamento", só consigo levantar uma questão: a ditadura censurava as letras, ou o artista?

Digo isso pois, comparando-se as duas letras "Por que" e "Gospel" eu me pergunto: por que a segunda foi censurada e a primeira não? O que há de tão diferente entre as duas? Quais críticas ao modelo militar ditatorial combatido pelo Raul não foram também expostas em "Por que"? Não consegui localizar ainda, mas creio que o próprio Raul é autor de ambas. Então volto à minha pergunta: o que há de errado com "Gospel"?

Será que as músicas foram enviadas ao censor com autorias diferentes, só para "enganá-los"? Explico. Será que Raul não era perseguido por suas idéias de liberdade e anarquia? Será que Sônia Santos não teria uma crítica mais branda às suas letras? Será que as músicas foram realmente, como suponho, enviada com autores distintos, mesmo tendo o mesmo autor? Será que o Raul não compôs "Por que"? Será que faz algum sentido a minha dúvida?

Bem, deixo com vocês as duas letras para vocês mesmos compararem. Se alguém possuir mais informações sobre estas composições, agradeço se compartilharem nos comentários.

Gospel
Raul Seixas
Composição: Raul Seixas

Por que que o sol nasceu de novo e não amanheceu?
Por que que tanta honestidade no espaço se perdeu?
Por que que o Cristo não desceu lá do céu e o veneno só tem gosto de mel?
Por que que a água não matou a sede de quem bebeu?

Por que que eu passo a vida inteira com medo de morrer?
Por que que os sonhos foram feitos pra gente não viver?
Por que que a sala fica sempre arrumada se ela passa o dia inteiro fechada?
Por que que eu tenho a caneta e não consigo escrever? (Escrever)

Por que que existem as canções que ninguém quer cantar?
Por que que sempre a solidão vem junto com o luar?
Por que que aquele que você quer também já tem sempre ao teu lado outro alguém?
Por que que eu gasto tempo sempre sempre a perguntar? (A perguntar)

Por que que eu passo a vida inteira com medo de morrer?
Por que que os sonhos foram feitos pra gente não viver?
Por que que a sala fica sempre arrumada se ela passa o dia inteiro fechada?
Por que que eu tenho a caneta e não consigo escrever? (Escrever)

Por que que existem as canções que ninguém quer cantar?
Por que que sempre a solidão vem junto com o luar?
Por que que aquele que você quer também já tem sempre ao teu lado outro alguém?
Por que que eu gasto tempo sempre sempre a perguntar? (A perguntar)


Por que
Sônia Santos

Por que que o Sol nasceu de novo e não amanheceu
Por que Deus criou o homem e não se arrependeu
Por que que a crença no futuro é fatal e porque que a serpente simboliza o mal
Por que é que tudo que é bonito está trancado no museu?

Por que é que eu nasci assim e meu irmão assado
Por que beber wiski-soda pra ficar animado?
Por que que o tempo deixa tudo pra trás e sempre que você consegue
quer mais
Por que na hora do naufrágio cada um vai pro seu lado?

Por que que eu tenho uma caneta e não sei escrever
Por que que eu passo a noite inteira sem nada para ler

Por que que a agulha da vitrola sumiu e o anúncio do cinema caiu
Por que é que eu faço essas perguntas sem ninguém pra responder?

4 comentários:

Sutto disse...

Caraca,acho que vc tem toda razão, devem ter apresentado como se a musica fosse de autores diferentes.
Pois é, se achavam tão espertos...
E sinceramente não vi nada para que a nusica Gospel fosse censurada. nadinha mesmo. valeu

Anônimo disse...

É pq a música Gospel era e é uma grande crítica, e os militares temiam q aquilo fizesse com q as pessoas se revoltassem

Unknown disse...

Minha opinião!

Raul Seixas: Gospel
É uma crítica ao regime militar, à ditadura, os sonhos que buscavam eram inalcançáveis, o fato de não conseguir escrever significa suas letras censuradas, as canções não cantadas são reflexo disso. A sala sempre arrumada é a máscara vestida pelo regime, muitas vezes mantidos em cativeiro (artistas da época) como forma de punição eram impedidos de voltar ao convívio social, essa exclusão fazia com que eles desejassem a morte.
Em fim, a música mostra os medos do cantor que apesar de viver numa época cheia de retaliações, denúncia através de sua arte o abuso do poder. O medo da música ser divulgada é a consciência despertada na sociedade que os levariam à confrontar os líderes da época!

Unknown disse...

Bem observado Iza Karolyne18. Reli o post e não encontrei referências na música "Por quê?" que poderiam ser censuradas pelo governo militar. Só não sei se outra pessoa conseguiria encontrá-las, como você fez.

Muito interessante esta questão de blog. Nem lembrava que tinha este e de repente recebo uma mensagem de comentário em uma postagem.