sábado, 14 de novembro de 2009

Apaguei



Este artigo é um fura fila mesmo. Fatos nunca antes comentados serão revelados aqui. Quanto ao apagão em si, pouco será acrescentado pois todos viram, na verdade não viram pois estava escuro, o que aconteceu na noite do dia 10/11/2009 e manteve-se pela madrugada do dia 11. Ainda bem que terça-feira não passa nada de interessante na TV aberta à noite. Ainda me lembro de um apagão quando eu ainda nem pensava em trabalhar na Escelsa exatamente no início do jogo do Flamengo, se não me engano, pela Libertadores daquele ano. Como a novela já tinha acabado, o prejuízo foi mínimo, já que não estamos em época de Big Brother (não, eu não assisto nem um nem outro, mas sei como fazem falta para a mente vazia da população).

Mas o fato que quero contar, foi exatamente da minha experiência na operação do sistema durante o blecaute, meu primeiro na escala.

Estava eu chegando para trabalhar, às 22 horas, quando na passagem do serviço, o nosso Nostradamus Mãe Diná, Geraldo, fez o seguinte comentário:

"- Vanderlei, deixei o sistema limpinho para você, sem nenhuma descarga atmosférica, vê se não vai dar ocorrência hoje hein?"

Ô boca maldita, precisava mesmo deste comentário infeliz? A fama de adivinhão do Geraldo mais a de pé-frio do Vanderlei não podia dar em outra coisa. E eu no meio desta confusão toda.

Acabei de logar no sistema, sentar na cadeira e as luzes se apagam. Falei na hora:

"- Agora o sistema vai ficar lento, a daqui a pouco vai sinalizar a abertura de todos os disjuntores."

Porém, nada. Os disjuntores permaneciam fechados, apenas as usinas saíram do sistema. Muito estranho, eu nunca pensei que uma ocorrência desta magnitude não desligaria o sistema. As tensões ficaram extremamente baixas, e o sistema sustentou estas tensões, nada foi desligado por quase 1 hora.

A sensação é totalmente diferente do esperado. O que fazer com um sistema em condições precárias que não se desliga?

Bem, esta agonia perdurou até às 23:04, quando o sistema se desligou, e aí as coisas tomaram o rumo esperado, com negociações com clientes, ONS e chefia, mas pelo menos já sabíamos o que fazer, e não somente ficar olhando e esperando.

Os detalhes da ocorrência não vou dizer, é confidencial (kkkkk). Mas por enquanto é isso.

Agora os agradecimentos.

Obrigado Geraldo pelo aviso. Sem ele seríamos pegos de surpresa.

Obrigado também Vanderlei. Tem sido um imenso prazer aprender tanto neste grupo. Nunca tive tanta ocorrência como tenho tido. A fama continua mais forte do que nunca.

3 comentários:

Helio Y. disse...

Realmente o alinhamento desses dois fatores (Geraldo e Vanderlei) foi fatal. Como vc mesmo disse, pelo menos quando o sistema desligou vc já estava meio que preparado para isso, e até mesmo já esperando por algo parecido. Foda foi no blecaute que ocorreu comigo às 13h46min (quase indo embora...), esse sim, foi foda, não que este último não tenha sido, mas é que desligar tudo de uma vez sem dar aviso é do kct. hehe
O problema maior mesmo é o maldito do relatório depois.

[]'s

PS.: Vc viu se Vanderlei já providenciou o "remédio" para dar boa sorte?

Unknown disse...

Na verdade acho que ele já toma o remédio há muito tempo...

Tem certeza que faz efeito?

Ewerton Dutra

Helio Y. disse...

Camarada Ewerton, favor atualizar o nome do meu Blog na sua lista.
Valeu!