quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ubuntu Dicas


Quando foi lançada a nova versão do Ubuntu (o que é Ubuntu? De que planeta você é?), resolvi tentar uma atualização da versão antiga, Jaunty Jackalope, para a versão nova, Karmic Koala.

Fiz a atualização, instalação limpa e digo para vocês, como é bom um dia depois do outro com uma noite no meio.

No início, a ideia foi criticar. Tantos anos utilizando o Ubuntu, me deparando com vários problemas, papirando, adotando soluções temporárias que eu tinha que refazer em cada instalação, compilar drivers, etc. Após cada instalação resolvendo uma pendência da versão anterior, instalei a versão 9.10 e... decepção.

Na versão 9.04, o sistema já reconhecia tudo em meu desktop e notebook, placa de vídeo, som, LAN, WAN, impressora, webcam, cartões de memória, USB, fireware, CD/DVD, super vídeo, VGA, touchpad, enfim, tudo. Por que a versão mais recente não faria isso?

Na atualização automática da versão 9.04 para a 9.10, aparentemente tudo ocorreu bem. Aparentemente. Ao visualizar vídeos, as cores ficavam trocadas, a pele ficava verde e o som do sistema ficava muito baixo, não só para vídeos. Além do mais, alguns vídeos travavam ao carregar. Isso tudo no desktop, o notebook só travava alguns vídeos quando carregavam.

Fiz de tudo, removi codecs, players de vídeos, sistema de som, instalei tudo de novo e... nada. Removi tudo de novo e excluí também os arquivos de configuração do meu diretório home, reinstalei e... nada. Reinstalei compiz... nada. Nada, nada e nada. Parti então para uma solução mais inteligente: rodei o Ubuntu pelo Live CD. Fui ver um vídeo e... funcionou. As tonalidades estavam perfeitas, mas o volume permanecia baixo e alguns vídeos travavam ao carregar.

Pelo menos as cores estavam normais, então eu parti para uma instalação limpa do sistema, confirmando a minha previsão de que os vídeos estariam funcionando ao final do procedimento de instalação.

Mas por que alguns vídeos travavam ao carregar? Bem, este foi um problema do totem que até hoje permanece sem solução e que não acontecia na versão anterior, mas que tem uma dica de contorno do problema que funciona muito bem, mas é incômoda. Basta nas preferências do totem desmarcar a caixa "Carregar automaticamente arquivos de legenda ao carregar o filme". É inconveniente porque toda a vez que se carrega um vídeo tem que carregar a legenda manualmente, aí funciona. É claro que testei em outros players, como mplayer e vlc, que funcionavam perfeitamente, mas nunca me acostumei com estes players, pois a interface deles não se acomodam com o GNOME, se souberem de um skin para GTK+ que integre com o GNOME me avisem, pois confesso que o vlc é melhor que o totem, a menos da interface.

Agora o que mais estava me deixando com a pulga atrás da orelha, o som baixo. Me lembro que, quando usava o ALSA, um servidor de som do Linux, abria o alsamixer e tinha vários canais para controle do volume, mas para a minha surpresa o pulseaudio só tem um. Executei então o alsamixer, porém só veio um canal, como no pulseaudio. Fiquei muito decepcionado e, sem saber o que fazer, desisti. Que desisti que nada, continuei procurando a solução, até que encontrei da maneira mais simples possível: o aplicativo gnome-alsamixer. Lembra do alsamixer que eu falei? Então, este é um alsamixer para o GNOME, mas com um detalhe: ele mostra todos os canais disponíveis. Não me perguntem por que o alsamixer não mostra, mais seu irmão mais novo (gnome-alsamixer) sim. Então fica a dica, instale o GNOME-Alsamixer e ajuste os canais de acordo com a necessidade.

Então é isso, acho que me excedi e o texto ficou prolixo. Vou ficar por aqui e lá pelo ano que vem eu retorno, kkkkk.

Fonte: http://sidserra.phpnet.us/pulse.htm

3 comentários:

Helio Y. disse...

Ewerton, vou comentar por educação e pq é horrível os visitantes não comentarem... mas confesso que sou o que vc colocou lá no primeiro parágrafo, ou seja, de outro planeta, pq que eu me lembre nunca vi que cara que tem esse tal de "buntu"!
Abraços

Iúri disse...

Esse tal de "buntu", kkkkkkkkkk, foi ótima!

E é verdade Spider, quem não gosta de linux possivelmente ou ouviu falar pouco, ou nunca ouviu falar de Ubuntu.

Mas achei o artigo muito interessante, bem completo. Ainda bem que você falou a prévia comigo, e já parti para instalar o gnome-alsa.

Abraços.

Iúri disse...

Não vai "postar" mais nada no blog? Fala sério hein...


Abraços.