sábado, 19 de setembro de 2009

O mito do mil


Em 15/09/2009 o Ibama divulgou as listas  Nota Verde e Emissão de CO2 para os carros comercializados no Brasil, que podem ser consultadas aqui. Também há no site a possibilidade de fazer comparações entre até 3 veículos.

A Nota Verde consiste em uma nota de 0 a 10, onde, quanto maior o valor da nota, menor será o índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio deste veículo. Já o indicador de Emissão de CO2 recebe nota de 5 a 10 e é somente definido para combustíveis não renováveis, sendo melhor a maior nota. Vale ressaltar que não é feito cálculo para compor estes índices, pois os mesmos são medidos.


Há muito tempo atrás li em uma revista, peço desculpas por não lembrar a referência, uma entrevista com um executivo de uma montadora de automóveis, que o custo de produção de um motor de 1.000 cc era o mesmo de um motor de 1.400 cc e que o carro popular brasileiro deveria ter motorização 1.4, porém o governo mantém a alíquota de IPI muito reduzida para o motor 1.0.

Na visão do governo, o chamado carro popular é o carro 1000, pois seria um carro barato e mais econômico, tendo um consumo mais baixo que os demais. Porém, devido à entrevista, fica claro que, a diferença de custo de produção de um carra 1.0 para o carro 1.4 é zero, ficando a diferença apenas no imposto. Primeiro mito derrubado: carro 1.0 representa menor custo de fabricação.

Fica então uma pergunta no ar: o carro 1.000 é realmente mais econômico, ou seja, seu consumo é menor? Consultemos então as listas para colher estas informações. Já vou deixar claro que, o carro bicombustível consumirá mais, devido ao ajuste da injeção eletrônica ser uma média para atender tanto ao álcool como a gasolina.

Surpresa! O carro 1.0 consome igual ou até mais que o 1.4. Onde está o governo para explicar isso agora? Peguemos o exemplo do Celta 1.0 e vou compará-lo com o mesmo modelo, porém com motorização 1.4. O consumo urbano do 1.0 é pouco inferior, mas na estrada é igual no álcool e muito maior na gasolina. Ou seja, será que vale a pena um carro com motor inferior? Não estou discutindo preço de compra, pois o 1.0 é mais barato devido ao imposto cobrado, mas conheço pessoas que só compram carros 1.0 porque gastam menos. Mais um mito que cai.

E agora o mais revelador da lista verde, os carros com motorização maior possuem as melhores notas, inclusive em emissão de CO2 que os carros 1.000, pois estes precisam exercer mais "força" para movimentar o carro, queimando mais combustível, poluindo mais. A queima do álcool é mais rápida, mas a emissão de CO2 é neutralizada pela absorção pelas folhas da cana durante o plantio.

Então, fica a  lição, se o governo reduzisse o IPI para os carros 1.4 para o mesmo valor do carro 1.0, os últimos tenderiam a sumir do mercado nacional, pois não são mais baratos, nem mais econômicos, nem mais ecologicamente corretos, e nem mais carros, como já tínhamos idéia.

2 comentários:

Iúri disse...

Realmente é muito divulgada a informação que carro mil é mais economico.

Porém, essa informação que ele é mais poluente que carros mais potentes é totalmente nova. Mas, faz sentido, tendo em vista que realmente os carros mil fazem muito mais força em altas velocidades.

Agora, sem dúvida o grande diferencial é o preço, que é mais atrativo que um carro 1.4 ou 1.6 .

Unknown disse...

Obrigado.